AUTOMAIS - BANNER SITE 01

Azul linhas aéreas encerra operações de voos em Mossoró

A companhia Azul Linhas Aéreas encerrou suas operações de voos no aeroporto estadual Dix-sept Rosado em Mossoró na última sexta feira(07) quando as 15:30 decolou o último voo partindo de solo mossoroense com destino ao aeroporto internacional Pinto Martins, em Fortaleza-CE.

Ultimamente, a Azul operava quatro voos semanais no terminal aéreo de Mossoró. Porém, até o início de 2024 esse número chegou a dez voos semanais ligando Mossoró as capitais dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.

A reportagem do BML esteve no aeroporto na última sexta e conferiu o desmonte da estrutura da empresa que não mais será utilizada em operações no terminal de Mossoró.

O fim das operações da Azul em Mossoró terá um impacto direto, promovendo o desemprego de 20 colaboradores que atuavam na logística de atendimento, embarque, manutenção e cargas.

Funcionários da empresa trabalhavam no desmonte da estrutura na última sexta(07)  Foto: Marcel de Lima/BML

Segundo informações da Companhia, um das principais causas, foram a elevação da tributação aplicada pelo governo sobre o combustível usado para a alimentação das aeronaves nos voos da empresa em Mossoró. No início das operações, o governo estadual havia oferecido um atrativo para atração de empresas que desejassem operar em Mossoró. Esse atrativo era um subsídio tributário no ICMS sobre o QAV (querosene de aviação).

Com a aprovação da nova alíquota modal de 20% sobre o ICMS no estado, a tributação sobre o QAV que a companhia adquiria para suas operações em Mossoró que era de 7%, passou a ser aplicado com o mesmo percentual das grande empresas que atuam com voos no aeroporto de Natal.

Apesar da baixa demanda nos voos para a Mossoró, a empresa ainda mantinha as suas operações com o transporte de cargas aéreas, serviço que também será desativado a partir de suas operações em Mossoró.

Em fevereiro, representantes da empresa e governo estadual se reuniram para discutir a manutenção da operação da empresa em Mossoró. Porém, segundo a Azul, não ouve avanço algum, o governo não apresentou nenhuma proposta para as reivindicações apresentadas pela empresa que diante das dificuldades, anunciou o fim das suas operações no aeroporto de Mossoró.

Setores do governo admitiram surpresa com a decisão da empresa. Inicialmente o governo tinha anunciado que a companhia iria operar até o próximo dia 10, segunda feira, informação não confirmada pela administração da empresa.

O BML tentou obter uma resposta do governo quanto a decisão da empresa, porém, nenhuma resposta ou um nota nos foi enviada pela assessoria do governo estadual ou da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (SETURN).

Compartilhe!

Mais populares

Newsletter

Assine nossa Newsletter e se mantenha informado.