WhatsApp Image 2025-01-07 at 08.37.04

Com a pior nota do ENAMED, curso de medicina da FACENE pode sofrer punição do MEC

Foto: Reprodução

A instituição recebeu conceito 2 na avaliação do exame

Por redação

O curso de Medicina da Faculdade Nova Esperança (Facene), em Mossoró, é o único do Rio Grande do Norte que sofrerá punições do Ministério da Educação (MEC) após obter desempenho insatisfatório no primeiro Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).

Detalhes da Punição e Desempenho

A instituição recebeu conceito 2 na avaliação (em uma escala de 1 a 5), o que é considerado abaixo do esperado pelo governo federal.

O MEC pode aplicar medidas cautelares como a redução do número de vagas para novos ingressos, a suspensão de novos vestibulares e o bloqueio de participação em programas de financiamento e bolsas, como o FIES e o Prouni.

Defesa

A faculdade ainda poderá apresentar defesa administrativa, mas as restrições são válidas até a divulgação do próximo ciclo avaliativo, prevista para outubro de 2026.

Enquanto a Facene enfrentará restrições, outras instituições do estado, como a UFRN (Natal e Caicó) e a Ufersa, obtiveram notas altas e não foram afetadas pela medida.

A avaliação do curso com a nota 2 obtida no exame, a mais baixa entre os curso disponibilizados no estado pode levar a Faculdade a sofrer penalidades como redução de vagas e bloqueio de programas federais como FIES, gerando preocupação sobre a qualidade da formação, apesar de a instituição ter um histórico de reconhecimento no Nordeste.

Compartilhe!

Mais populares

Newsletter

Assine nossa Newsletter e se mantenha informado.