WhatsApp Image 2025-01-07 at 08.37.04

Fátima descarta concluir mandato de governadora. “..prioridade é o senado”.

Fátima Bezerra(PT) é a governadora do estado do RN – Foto: Reprodução

Por redação

A governadora Fátima Bezerra descartou as especulações que davam conta sobre a sua continuidade no cargo até o final do mandato caso não chegasse a um acordo com o vice governador Walter Alves(MDB) para esse assuma o cargo máximo do executivo estadual. A governadora voltou a afirmar que sua prioridade é a disputa por uma vaga no senado nas próximas eleições.

“..Minha candidatura ao Senado está dentro das prioridades do PT nacional”, diz Fátima Bezerra em recente entrevista concedida ao jornal O Globo no último domingo(11).

Com a confirmação de Fátima, a governadora precisará renunciar o cargo em abril para se desincompatibilizar. com isso, o vice governador Walter Alves(MDB) deveria assumir, porém, Walter já anunciou que disputara um cadeira no parlamento estadual.

Leia também:

INSS divulga calendário de pagamentos para 2026

América estreia com goleada no Campeonato Potiguar e assume a liderança

Na linha sucessória, o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira(PSDB) seria o segundo nome que poderia sentar na cadeira de governador do estado até o final de 2026. O que não deve acontecer. Ezequiel também será candidato nas próximas eleições, concorrendo a sua reeleição.

Com esse cenário, a vacância do cargo ocorrendo após a renúncia de Fátima Bezerra, quem deve assumir provisoriamente o cargo é o presidente do TJ/RN, desembargador Ibanez Monteiro. Este deve ocupar o cargo provisoriamente e fazer a convocação de uma eleição indireta para o cargo que terá um mandato “tampão” com cerca de oito meses, ou seja, até o dia 31 de janeiro de 2026.

Eleição indireta

Vários nomes já começaram a despontar em um cenário onde se espera acontecer no estado com a renúncia de Fátima Bezerra, culminado para um eleição indireta no estado.

Nomes como os dos deputado José Dias(PL) e Vivaldo Costa(PV) são os mais especulados. Vivaldo a exemplo de José Dias, não devem concorrer a suas reeleições e com isso, são dois potenciais nomes para essa disputa eleitoral.

José Dias hoje contaria com os votos da oposição, enquanto o deputado Vivaldo Costa teria o apoio da governista para essa disputa.

Compartilhe!

Mais populares

Newsletter

Assine nossa Newsletter e se mantenha informado.