WhatsApp Image 2025-01-07 at 08.37.04

Fraude no Detran-RN: médicos e servidores afastados por esquema em exames oftalmológicos

Uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), realizada nesta terça-feira (19), revelou um esquema de fraude nos exames oftalmológicos do processo de habilitação de condutores no Departamento Estadual de Trânsito do RN. Conduzida pela Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (DECCOR), a investigação resultou no afastamento de dois médicos, uma servidora pública e dois despachantes do órgão estadual.

Segundo as investigações, os candidatos envolvidos pagavam para obter aprovação irregular nos exames oftalmológicos. O esquema funcionava a partir da manipulação dos sorteios de atendimento, direcionando os processos para clínicas vinculadas aos médicos investigados. Os despachantes desempenhavam um papel crucial na logística das fraudes, assegurando o funcionamento do esquema.

Durante a operação, uma mulher de 67 anos, atuante como despachante, tentou destruir provas do caso, configurando crime de fraude processual. Ela foi localizada no bairro Tirol, em Natal. A Justiça, além de afastar os suspeitos de suas funções, determinou a aplicação de medidas cautelares para proteger a investigação em andamento.

Impactos do esquema

A DECCOR explicou que o esquema garantia aprovação mediante pagamento irregular, comprometendo a credibilidade do processo de habilitação e expondo motoristas e a sociedade a riscos. A manipulação no sorteio de atendimentos assegurava que os exames fossem feitos por médicos ligados ao esquema, evidenciando um conluio que atingia diversos níveis do sistema.

Blog do Dina

Compartilhe!

Mais populares

Newsletter

Assine nossa Newsletter e se mantenha informado.