WhatsApp Image 2025-01-07 at 08.37.04

Papo Político

Crédito: Gabriella Sales/Jota

Parece até que conhecem o futuro

Por Marcel de Lima

O confronto de ideia e discussões que imaginava-se entrar em prática após o carnaval do próximo ano, começou mais cedo e vejam, ainda estamos em 2025, a poucos dias após um ano em que fomos as urnas escolhemos os dirigentes municipais, e,  já nos deparamos com o debate das eleições gerais de 2026. É impressionante como nos últimos tempos o brasileiro tem vivido a política e discutido eleições, muitas vezes ates de votarem um pleito que ainda estaria em curso, já estão discutindo o próximo. Parece até que conhecem o futuro. Basta lembrarmos dos pleitos de 2020, 2022, 2024..

Na pista

A primeira dama Cinthia Pinheiro, esposa do prefeito de Mossoró Allyson Bezerra e pré-candidato ao governo estadual, já está em plena campanha eleitoral. Quem tem visto as últimas publicações de Cinthia as redes sociais e suas movimentações envolvendo reuniões e encontros políticos já tem mais dúvida.

Encontros

A temporada de conversar com diversos encontros entre políticos e sobretudo, personagens que estarão nas disputas das próximas eleições já estão em prática.

Encontros II

Com a chegada das festas de fim de ano, férias, recessos, alta estação e veraneio são momentos oportunos. Dos alpendres de Tibau as suntuosas mansões de Pirangi, Pipa..etc. O papo é um só, disputas eleitorais de 2026.

Walter Alves

Se era o que ele queria mais ainda não tinha encontrado o jeito certo de comunicar a Fátima Bezerra, as declarações do deputado federal João Maia(PP) no tocante a adesão de Walter Alves ao projeto de Allyson Bezerra, acabou sendo um excelente iniciativa.

“Em desgraça”

Walter, por hora encontrou o jeito certo de passar a ser lembrado pelos alissistas(sic) e odiado pelos PTistas. Pelos menos voltou aos holofotes.

Prego batido

Muitos acreditam que a decisão de Walter, ainda não formalizada, possa ter mudanças. Walter e o MDB tem cede de poder e os projetos iniciais do grupo, não ouvidos por Fátima e o PT era assumir o governo do estado já no início de 2026 e não em abril apenas.

No comando

Poucos acreditam na hipótese levantado por auxiliares e assessores da governadora Fátima Bezerra de que caso Walter rompa com o governo, consequentemente não assumindo o executivo estadual, Fátima ficaria até o término do seu mandato.

Pouco provável

Fátima sabe das reais condições de uma eleição para o Senado federal em 2026. Ficar no governo até o termino do mandato é um risco muito grande. Fátima contaria com a reeleição de Lula e ficaria a espera de uma nomeação para algum ministério.

..sem mandato

É um ditado popular mais que a governadora Fátima Bezerra conhece muito bem: “político sem mandato é político morto”, ou seja, não tem poder nem influência nenhuma. A qualquer momento pode ser deposto.

Elas estão aí

Pra todo gosto. As pesquisas de intensão eleitoral paras as eleições do 2026 seguem sendo publicadas ao atacado, pra todo gosto. A expectativa é que com a mudança de período as observações das regras eleitorais ponham freio e essas sondagens obedeçam os critérios da justiça.

Pra refletir

“Ah, se o mundo inteiro me pudesse ouvir, tenho muito prá contar..”  – Música: Azul da cor do mar, Autor: Tim Maia.

 

Compartilhe!

Mais populares

Newsletter

Assine nossa Newsletter e se mantenha informado.