Policiais civis cumpriram um mandado de prisão definitiva contra um ex-prefeito da cidade de Patu, região do alto oeste do estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de Possidônio Queiroga de 66 anos que administrou a cidade de Patu entre os anos de 2000 a 2008.
A condenação do ex-prefeito ocorreu pela prática dos crimes de lavagem de capitais, supressão de documento público e crime de responsabilidade dos prefeitos. A prisão foi realizada nesta quarta-feira (3).

De acordo com a Polícia Civil, a ordem judicial decorre de sentença transitada em julgado em processo que tramitou na Justiça Federal de Pau dos Ferros/RN, que resultou na condenação do ex-gestor a mais de 11 anos de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado.
O ex-prefeito foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Patu
Município localizado na fronteira com o estado da Paraíba, Patu possui pouco mais de 11.215 habitantes, segundo dados do IBGE para 2025.
A população do município enfrenta vários problemas em razão de deficiência dos serviços públicos, problemas na saúde pública com alta mortalidade infantil e internações, saneamento básico, como falta de água e tratamento de esgoto, além de problemas de violência e o registro de vários casos de feminicídio.
Muitos dos problemas estão ligados a ineficiência administrativa das gestões que estiveram a frente do município, afetando os serviços públicos.